Instituto Pensar - Trump reduz cota de importação de aço semi-acabado do Brasil

Trump reduz cota de importação de aço semi-acabado do Brasil

por: Eduardo Pinheiro


Mirando na reeleição,  presidente Donald Trump revê acordo firmado em 2018. No entanto, não houve alteração nas tarifas

Foto: RS via Fotos Publicas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no sábado (29) uma redução na cota de importação de aço semi-acabado do Brasil, revendo um acordo firmado em 2018. Corte foi motivado pelo desaquecimento do mercado siderúrgico diante das paralisações provocadas pela pandemia do coronavírus.

Leia também: Vitória de Biden pode tirar acesso privilegiado de Bolsonaro à Casa Branca

As receitas com exportações de aço do Brasil para os EUA totalizam anualmente US$ 2,6 bilhões (R$ 14 bilhões). Cerca de 85% do volume total, o equivalente a 3,5 milhões de toneladas, são de semi-acabado que servem de matéria-prima para a indústria americana.

Com a queda na demanda em vários segmentos, as resinas americanas passaram a ter ociosidade e decidiram produzir aço semi-acabado. Parte do setor, portanto, reivindicou que a gestão Trump adotasse alguma medida para priorizar o produto nacional. Visando a reeleição, a demanda foi atendida.

"A medida mantém a isenção de tarifas sobre o comércio bilateral do produto intra-quota, a exemplo do que ocorreu em 2019 como resultado de contato entre os presidentes Jair Bolsonaro e Donald Trump?, diz texto da nota conjunta emitida pelos ministérios da Economia e das Relações Exteriores.

Segundo o presidente executivo do Instituto Aço Brasil, Marco Polo Lopes, houve uma negociação, ao longo dos últimos 25 dias, para formalizar a redução da cota. Apesar de haver perdas financeiras para o setor, o resultado foi o melhor possível foi considerado satisfatório.

Com informações da Folha de S. Paulo



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: